sexta-feira, 13 de abril de 2018

Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil Parte IV: 18 a 24 meses


Para Pais, professores, educadores e interessados...


Com 18 meses as crianças já não são mais bebezinhos. Elas executam movimentos mais complexos e coordenados, se deslocam com certa facilidade e suas capacidades intelectuais lhes permitem comunicar sentimentos e desejos por meio da linguagem - gestos, expressões faciais e palavras.

Como é o desenvolvimento das crianças dos 18 aos 24 meses? O que a neurociência nos fala sobre esse período?


Por meio de Quadros Facilitadores, organizados a partir da Linguagem, Movimentos (coordenação motora global e fina), Subjetivação (emoção e relação) e Cognição, aborda-se a jornada de desenvolvimento das crianças de 18 a 24 meses. Apesar da subdivisão, não podemos perder de vista a certeza de que funcionamos como unidade. Assim, todas as áreas de desenvolvimento (social, emocional, intelectual/cognitiva, linguagem e motora) estão conectadas. Cada uma depende e influencia a outra, ou seja, há de observar o desenvolvimento de forma holística e não fragmentada.


Em meio a tantas habilidades e capacidades, é importante lembrar que as relações são a argamassa que conecta as crianças ao mundo e, em contextos tão singulares, cada uma tem seu próprio ritmo e maneira de colocar-se no mundo.


subjetivacao-18-a-24-meses-1

subjetivacao-18-a-24-meses-2

subjetivacao-18-a-24-meses-3

tabela-motricidade-global-18-a-24-meses

tabela-motricidade-fina-18-a-24-meses-1

tabela-motricidade-fina-18-a-24-meses-2

tabela-linguagem-18-a-24-meses-1

tabela-linguagem-18-a-24-meses-2

tabela-linguagem-18-a-24-meses-3

tabela-cognicao-e-aprendizagem-18-a-24-meses-1

tabela-cognicao-e-aprendizagem-18-a-24-meses-2

tabela-cognicao-e-aprendizagem-18-a-24-meses-3


http://www.tempodecreche.com.br/relacao/neurociencia-aprendizagem-e-desenvolvimento-infantil-18-a-24-meses-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário