segunda-feira, 14 de maio de 2018

Os DIS da Psicopedagogia.

... construindo...

O prefixo DIS vem do grego e seu significado remete ao mal
MUITO LONGE DE SIGNIFICAR INCAPACIDADE DE APRENDIZADO OU COMPROMETIMENTO INTELECUTAL!!!


Tenho por propósito ser um tanto quanto didática, mas principalmente objetiva. Não é um momento de atendimento, mas julgo ser de suma importância trazer os principais aspectos de cada item com a finalidade de chamar atenção de pais, responsáveis e educadores, afim de direcionar um olhar mais atento a certas condutas, de modo a reforçar conceitos e argumentos, bem como refutar os sintomas*.

Reforço sempre a importância de um olhar especializado visto que as características muitas vezes não se apresentam sistematizadas na condutas do indivíduo como as apresentarei.

Os DIS que abordarei nesta publicação são:


  1. DISartria;
  2. DIScalculia;
  3. DISfasia;
  4. DISfemia;
  5. DISfluência;
  6. DISgosia;
  7. DISgrafia;
  8. DISlalia;
  9. DISlexia;
  10. DISortografia;
  11. DISpraxi e
  12. DIStimia.


DIS 1 - DISartria

O que é? É a dificuldade em movimentar os músculos responsáveis pelo fala. Pode ser causada por distúrbios no sistema nervoso.

Características/ Condutas: Fala arrastada; ritmo lento de fala; Incapacidade de falar mais alto do que um sussurro; Discurso muito rápido e difícil de entender; Voz rouca; Voz anasalada; Ritmo irregular ou anormal de fala; Voz com volume irregular; Fala monótona; Dificuldade em mover a língua ou músculos faciais; Babar.

Acompanhamento: Terapia para exercitar a linguagem visando o fortalecimento dos músculos. * Alguns casos pode ser necessária a intervenção cirúrgica.


DIS 2 - DIScalculia

O que é? É um distúrbio em que o indivíduo apresenta dificuldades em utiliza símbolos matemáticos, nomear quantidades, números, temos, símbolos e relações. Atinge a área terciária do hemisfério esquerdo do córtex cerebral, que engloba os lobos parietal, temporal e occipital - responsável pelo processamento do raciocínio matemático e pela noção de tempo e espaço. Os neurônios deixam de se juntarem ou estão em menor quantidade que o necessário.

* Acalculia ocorre quando o indivíduo, após sofrer lesão cerebral perde as habilidades matemáticas já adquiridas.

Características/ Condutas: Erro na formação de números (posicionamento); Falta de domínio para cálculos simples; Inabilidade para reconhecer sinais operacionais; Dificuldade na leitura de números com muitos dígitos; Memória fraca para fatos numéricos básicos; Dificuldade para transportar números para local adequado na realização de cálculos.
Discalculia Verbal - Dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações.
Discalculia Practognóstica - dificuldade para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou em imagens metematicamente.
Discalculia Léxica - dificuldades na leitura de símbolos matemáticos.
Discalculia Gráfica - dificuldades na escrita de símbolos matemáticos.
Discalculia Ideognóstica - dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos.
Discalculia Operacional - dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos.

Acompanhamento: Estratégias metacognitivas ferramentarão o indivíduo a superar as dificuldades apresentadas como limitadora do distúrbio, visto que é uma condição sem cura, porém superável.




DIS 3 - DISfasia

O que é?  É uma perturbação da linguagem que se caracteriza pela dificuldade de falar, bem como para compreender um discurso falado. 

Características/ Condutas: Apresenta-se por dificuldade em expressar-se e em armazenar informações. Não é causada por um déficit intelectual ou sensorial e nem por um distúrbio de comportamento, visto que é relacionada com lesão cortical.

Disfasia receptiva: a compreensão da linguagem é alterada. Geralmente isso vem junto de um distúrbio fonológico e leva ao desenvolvimento limitado da expressão. A fala é incoerente e repetitiva, como um vocabulário pobre.
Disfasia expressiva: A programação e realização das palavras são alteradas. A pessoa com disfasia tem dificuldade em encontrar as palavras e, muitas vezes, utiliza palavras de preenchimento. Escrever também é uma tarefa difícil.
Disfasia de sintaxe (ou de condução): A criança tem problemas para estruturar suas frases. Ela fala de forma telegráfica, com frases curtas ou palavras isoladas.
Disfasia fonológica-sintática: reúne distúrbios fonológicos e sintáticos.
Disfasia léxico-sintática: na qual o vocabulário é extremamente reduzido.
Disfasia semântico-progmática: problemas de formulação.
Disfasia receptiva ou agnosia auditivo-verbal: o indivíduo apresenta dificuldades em relacionar o som a um objeto ou lugar.
Disfasia fonológica: a compreensão é ruim.

A Disfasia pode aparecer relacionada com outros sintomas:
     Agrafia - Incapacidade para escrever.
     Acalculia - Perda das habilidades matemáticas anteriormente adquiridas.
     Alexia - Impossibilidade de leitura.
     Desorientação direita-esquerda - Dificuldade em discernir os lados do corpo.

Acompanhamento: Fonoterapia


DIS 4 - DISfemia

O que é? Distúrbio que provoca perturbações intermitentes na fala (emissão) genética.

Características/ Condutas: Normalmente, as características manifestam-se entre os 2 e 5 anos de idade. Dificuldade para se expressar sem repetir algumas sílabas diversas vezes, tornando-se mais severa em momentos de nervosismo. Gaguejar. 

Acompanhamento: É comum que até os 5 anos os sintomas desapareçam, caso contrário a disfemia pode ter relação com alterações cerebrais, ultrapassando os limites de atuação de um profissional da fonoaudiologia, que atinge as expectativas em outros casos.


DIS 5 - DISfluência

O que é? Incapacidade de falar frases concisas, manter ritmo ou harmonia, ainda que seja uma língua dominante.

Características/ Condutas: Gaguejar, repetições, alongamento, apagamentos, inserções, pausas preenchidas, substituições, truncações, pausas silenciosas atípicas, erros morfossintáticos, entre outros.

Acompanhamento: Um profissional da fonoaudiologia, juntamente, com o psicólogo (a) visto que não é incomum as características terem origem afetiva.


DIS 6 - DISgnosia

O que é? Refere-se ao reconhecimento consciente do corpo e do mundo exterior através de nossos sentidos. A disgnosia é a dificuldade ou alteração na percepção das coisas e sua interpretação.
As gnosias são as funções corticais ligadas ao conhecimento. Considerando percepção e gnosia como etapas de elaboração do mesmo processo, podemos dizer que na primeira etapa se identificam as características dos objetos, do espaço, do espaço-tempo, e na segunda etapa se chaga à conceitualização e, portanto, ao verdadeiro conhecimento e reconhecimento. denominam-se disgnosias as alterações das gnosias no indivíduo, evitando o uso do termo agnosia, que se refere à perda da função.

Características/ Condutas:
Conforme a modalidade sensorial afetada há:
Disgnosia tátil-cinestésica ou somestésica - disgnosia tátil é a dificuldade ou alteração na integração da percepção tátil.
Disgnosia auditiva - ocorre devido a uma dificuldade ou a um atraso na aquisição da gnosia. A dificuldade pode ocorrer em nível discriminativo ou semântico. Disgnosia auditiva pode se relacionar com dificuldades na linguagem e na aprendizagem. As alterações na discriminação dos sons originam Dislalia. Gnosia auditiva é a incapacidade de reconhecer sons não-verbais, e inclui a percepção auditiva, a memória auditiva e auditiva sequencial, o grau de inteligibilidade da palavra e a compreensão da frase. Agnosia auditiva se refere à perda da capacidade de reconhecer sons não-verbais, decorrente de uma lesão cerebral.
Disgnosia visual - é a alteração gnósica provocada por uma disfunção ou um atraso na aquisição, assim o indivíduo tem dificuldade em reconhecer objetos que vê, na ausência de lesão via visual. Gnosia visual é a capacidade de discriminar, identificar e reconhecer objetos, fisionomias e suas representações espaciais por meio da visão e a Agnosia se refere à perda da capacidade de discriminar, identificar e reconhecer objetos pela visão, na ausência de alterações visuais mentais.
Disgnosia espacial - é o atraso na aquisição da noção de espaço. A noção de espaço se refere à orientação do corpo espaço e em relação às coisas e pessaos que o rodeiam. Subdividem em: Visoespaciais, Somatoespaciais, Temporoespaciais e espaciais.
Dissomatognosia - a somatognosia é uma gnosia complexa em que é necessária a integração das sensibilidades, do movimento, da afetividade e da inteligência. A perda da capacidade de reconhecer o esquema corporal chamas-e assomatognosia. No sujeito, ocorre retardo ou dificuldade na integração dos esquemas corporal, usando-se o termo dissomatognosia.
Astereognosia: é a incapacidade de reconhecer os objetos pelo tato, sendo que as sensibilidades são dentro do esperado.

Acompanhamento: Com acompanhamento adequado as características diminuem reforçado pelo desenvolvimento do indivíduo, chegando a uma melhora parcial.

DIS 7 - DISgrafia

O que é? É um transtorno caracterizado pela dificuldade que o indivíduo apresenta com a fluência da escrita em diversos aspectos. Está relacionada com a alteração motora fina (alteração visuo-motora). Popularmente, conhecido como letra feia ou "garranchos"

Características/ Condutas: Letra ilegível; Lentidão ao escrever; Escrita desorganizada; Traços irregulares. Pode ainda ser percebido com a força aplicada (muita ou pouca) ao escrever à forma inapropriada de juntar as palavras "escrevendotodasjuntas" (Aglutinação). Este transtorno não está relacionado com o desenvolvimento intelectual do sujeito, ou seja, na demais áreas de desenvolvimento/conhecimento a evolução corre dentro do esperado. 

Acompanhamento: Exercícios grafomotores, Caligrafia, reorientação no posicionamento de escrita, utilização de riscantes variados.

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DIS 8 - DISlalia

O que é? Dificuldade na articulação e elucidação das palavras. 

Características/ Condutas: Em muitos casos, o indivíduo troca alguns fonemas semelhantes; omite ou acrescenta palavras causando uma distorção na construção da frase.
Pode ser divida em 4 subgrupos:
Evolutiva - considerada comum em crianças e corrigida gradativamente durante o desenvolvimento.
Funcional - quando ocorre a substituição ou eliminação das letras durante a fala e/ou distorção do som.
Audiógena - acontece em indivíduo com deficiência auditiva, pois não consegue imitar os sons/ fonemas.
Orgânica - ocorre em casos de lesão no encéfalo, o que impossibilita a pronuncia correta, ou quando há alteração na boca.

Acompanhamento: Cada tipo de Dislalia exige um acompanhamento diferente. De forma geral, uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar formados em psicopedagogia, fonoaudiologia e psicologia para estimular o desenvolver algumas competências como a sensação e a capacidade de sentir os sons; percepção, ou seja, a aptidão para reconhecer o som; e a elaboração, que é a capacidade de reflexão sobre os sons percebido, fortalecer a autoconfiança, bom relacionamento e proporcionar crescimento pessoal.


DIS 9 - DISlexia

O que é? Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica.
Essa definições são adotadas pela IDA - International Dyslexia Association, 2002; e pelo NICHD - National Institute of Child Health and Human Development.

Características/ Condutas: Dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração, são características, entre outras. Essas dificuldade normalmente, mas não exclusivamente, resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperados em relação à idade e outras habilidades cognitivas.

Outros sinais, por "idade escolar", que podem indicar Dislexia:

Na educação infantil: Falar tardiamente; Dificuldade para pronunciar alguns fonemas; demorar para incorporar palavras novas ao seu vocabulário; Dificuldade para rimar; Dificuldade para aprender cores, formas, números e escrita do nome; Dificuldade para seguir ordens e seguir rotinas; Dificuldade para habilidade motora fina; Dificuldade de contar ou recontar história na sequência certa; Dificuldade para lembrar nomes e símbolo.

Na classe de alfabetização: Dificuldade em aprender o alfabeto; Dificuldade no planejamento motor de letras e números; Dificuldade para separa e sequenciar sons (ex: u - v - a); Dificuldade com rimas (habilidades auditivas); Dificuldade em discriminar fonemas homorgânicos (p/b; t/d; f/v; k/g; x/j; s/z); Dificuldade para aprender a ler, escrever e soletrar; Dificuldade em orientação temporal; Dificuldade em orientação espacial; Dificuldade na execução da letra cursiva; Dificuldade na preensão do lápis; Dificuldade de copiar do quadro.

Durante o Ensino Fundamental I e II: Nível de leitura abaixo do esperado para a sua série; Dificuldade na sequência de letras em palavras; Dificuldade em soletração de palavras; Não gostar de ler em voz alta diante da turma; Dificuldade com enunciado de problemas matemáticos; Dificuldade na expressão através da escrita; Dificuldade na elaboração de textos escritos; Dificuldade na organização da escrita; Podem ter dificuldade na compreensão de textos; Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas; Dificuldade na compreensão de piadas, provérbios e gírias; Presença de omissões, trocas e aglutinações de grafemas; Dificuldade de planejar e organizar tarefas no que diz respeito ao tempo; Dificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro do tempo; Dificuldade na compreensão da linguagem não verbal; Dificuldade em memorizar a tabuada; Dificuldade com figuras geométricas; Dificuldade com mapas, dicionários, listas telefônicas.

No Ensino Médio: Leitura vagarosa e com muitos erros; Permanência da dificuldade em soletrar palavras complexas; Dificuldade em planejar e fazer redação; Dificuldade para reproduzir histórias; Dificuldade nas habilidade de memória; Dificuldade de entender conceitos abstratos; Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes; Vocabulário empobrecido; Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade.

Quando adulto: Permanência da dificuldade em escrever em letra cursiva; Dificuldade em planejamento e organização; Dificuldade com horários (adiantem-se, atrasam-se ou esquecem); Falta do hábito de leitura; Normalmente, tem talentos especiais (engenheiros, arquitetos, artistas)

De forma geral: A emissão oral é, comparativamente, muito melhor à escrita; Atenção limitada e dificuldade em manter-se na tarefa.

A Dislexia pode se apresentar de três formas principais:
Dislexia visual: dificuldade em diferenciar os lados direito e esquerdo, erros na leitura devido à má visualização das palavras.
Dislexia auditiva: ocorre devido a carência de percepção dos sons, o que também acarreta dificuldades com a fala.
Dislexia mista: é a união de dois ou mais tipos de dislexia. Por exemplo: a visual e auditiva juntas.

Acompanhamento: Uma equipe multidisciplinar com profissional de psicopedagogia é recomendada, visando a superação das dificuldades apresentadas, capacitando com ferramentas e estratégias, desenvolvendo as habilidades básicas necessárias para um aprendizado efetivo através de um programa de reabilitação, bem como orientação da família e escola. É de responsabilidade escolar ajustar os métodos de ensino de forma a corresponder às necessidade da pessoa. Dois métodos de alfabetização são sugeridos:
     Multissensorial: Indicado para pessoas que já possuam histórico de fracasso escolar.
     Fônico: Indicado para pessoas iniciantes à alfabetização.

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DIS 10 - DISortografia

O que é? É definida como um conjunto de erros na escrita que afetam a palavra, ainda que seja perfeitamente possível compreender os traços ou a grafia. Refere-se a alterações nas regras da gramática, ou seja, muitos erros ortográficos.

Características/ Condutas: Substituição se letras com grafia semelhantes (b - d); (p - q); (M - W); Utilizar "n" no lugar de "m" antecedendo as letras "p" ou "b"; Hipo ou Hipersegmentação ("escrevertudojunto" "o qu e é par a escr eve r se pa dad o" e v"; Omitir, acrescentar ou inverter letras; confusão de sílabas; Dificuldades em perceber as sinalizações gráficas: acentuação, pontuação,
recuo dos parágrafos.

Acompanhamento: Voltado para estimular a percepção auditiva, visual e memorização.


DIS 11 - DISpraxia

O que é? Caracteriza-se como uma disfunção neurológica que atua nas ações do cérebro, no que diz respeito à coordenação comandada pelo cérebro. As partes afetadas são aquelas que se referem aos aspectos motores, verbal e espacial. Conhecida, pejorativamente como "´síndrome do desastrado" é inegável que isso causa impacto na vida do sujeito, bem como nos familiares.

Características/ Condutas: Problemas em executar movimentos voluntários; Coordenação motora que mostra desalinhamento; Dificuldade em ações como escrever, desenhar, traçar uma reta; Problemas com a orientação espacial; Dificuldade para organizar seu pensamento; Dificuldade na fala, porém não é regra; Coordenação motoras e finas prejudicadas quando necessárias para alguma tarefa; Lentidão em algumas atividades que exigem coordenação motora; Determinados sinais: dificuldades para vestir uma roupa, ficar sentado, pular.

Acompanhamento: Um médico pediatra deve sugerir uma equipe de profissionais para realizar a intervenção personalizada: terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia e psicopedagogia são áreas que tem muito a acrescentar para amenizar as características apresentada por quem tem dispraxia visando a melhora na qualidade de vida no dia a dia.


DIS 12 - DIStimia

O que é? É uma palavra que vem do grego e significa mau humor. Conhecida como transtorno depressivo persistente é uma subtipo crônico da depressão. 

Características/ Condutas: Caracterizado por um mau humor contínuo, irritadiço, de personalidade complicada. Sintomas depressivos de intensidade moderada e duração mais longa são identificados. É, frequentemente, confundida com traços negativos de personalidade, acarretando em falta de cuido/ atendimento/tratamento.

Acompanhamento: Psicoterapia podem levar o sujeito a aprender novas possibilidades de estabelecer relações. Por vezes será necessário a combinação de medicamento.


É de suma importância dizer que em casos dos transtornos/distúrbios serem consequências de uma lesão cerebral, a plasticidade do cérebro é capaz de re-desenvolver tal habilidade com outras partes incomuns àquela originalmente, para tanto é necessário um novo aprendizado, acompanhamento.  


* SINTOMAS: Compreendo cada um dos DIS citados como "sintoma", mas não como causa.

Referências:
GOMES, Renato. Distúrbios de aprendizagem
http://www.gentside.com.br/disfasia/disfasia-o-que-e-sintomas-e-tratamento_art5560.html
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/disartria
https://www.naturalcura.com.br/disartria/
https://www.omeubebe.com/doencas/doencas-criancas/disfasia-criancas
http://www.neurotopicos.com.br/disgnosia/
https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-distimia-sintomas-tratamento-medicamentos-tem-cura/#o-que-e
http://www.neurologia.ufsc.br/artigos-cientificos/disfasias/
https://blog.cristianeromano.com.br/diferencas-entre-gagueira-disfemia-e-disfluencia/
http://www.centropsicopedagogicoapoio.com.br/o-que-e-dislalia/
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/distimia-3/
http://www.dislexia.org.br/o-que-e-dislexia/
http://www.andislexia.org.br/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dislexia


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