... construindo...
O prefixo DIS vem do grego e seu significado remete ao mal
MUITO LONGE DE SIGNIFICAR INCAPACIDADE DE APRENDIZADO OU COMPROMETIMENTO INTELECUTAL!!!
MUITO LONGE DE SIGNIFICAR INCAPACIDADE DE APRENDIZADO OU COMPROMETIMENTO INTELECUTAL!!!
Tenho por propósito ser um tanto quanto didática, mas principalmente objetiva. Não é um momento de atendimento, mas julgo ser de suma importância trazer os principais aspectos de cada item com a finalidade de chamar atenção de pais, responsáveis e educadores, afim de direcionar um olhar mais atento a certas condutas, de modo a reforçar conceitos e argumentos, bem como refutar os sintomas*.
Reforço sempre a importância de um olhar especializado visto que as características muitas vezes não se apresentam sistematizadas na condutas do indivíduo como as apresentarei.
Os DIS que abordarei nesta publicação são:
- DISartria;
- DIScalculia;
- DISfasia;
- DISfemia;
- DISfluência;
- DISgosia;
- DISgrafia;
- DISlalia;
- DISlexia;
- DISortografia;
- DISpraxi e
- DIStimia.
DIS 1 - DISartria
O que é? É a dificuldade em movimentar os músculos responsáveis pelo fala. Pode ser causada por distúrbios no sistema nervoso.
Características/ Condutas: Fala arrastada; ritmo lento de fala; Incapacidade de falar mais alto do que um sussurro; Discurso muito rápido e difícil de entender; Voz rouca; Voz anasalada; Ritmo irregular ou anormal de fala; Voz com volume irregular; Fala monótona; Dificuldade em mover a língua ou músculos faciais; Babar.
Acompanhamento: Terapia para exercitar a linguagem visando o fortalecimento dos músculos. * Alguns casos pode ser necessária a intervenção cirúrgica.
DIS 2 - DIScalculia
O que é? É um distúrbio em que o indivíduo apresenta dificuldades em utiliza símbolos matemáticos, nomear quantidades, números, temos, símbolos e relações. Atinge a área terciária do hemisfério esquerdo do córtex cerebral, que engloba os lobos parietal, temporal e occipital - responsável pelo processamento do raciocínio matemático e pela noção de tempo e espaço. Os neurônios deixam de se juntarem ou estão em menor quantidade que o necessário.
* Acalculia ocorre quando o indivíduo, após sofrer lesão cerebral perde as habilidades matemáticas já adquiridas.
Características/ Condutas: Erro na formação de números (posicionamento); Falta de domínio para cálculos simples; Inabilidade para reconhecer sinais operacionais; Dificuldade na leitura de números com muitos dígitos; Memória fraca para fatos numéricos básicos; Dificuldade para transportar números para local adequado na realização de cálculos.
Discalculia Verbal - Dificuldade para nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações.
Discalculia Practognóstica - dificuldade para enumerar, comparar e manipular objetos reais ou em imagens metematicamente.
Discalculia Léxica - dificuldades na leitura de símbolos matemáticos.
Discalculia Gráfica - dificuldades na escrita de símbolos matemáticos.
Discalculia Ideognóstica - dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos.
Discalculia Operacional - dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos.
Acompanhamento: Estratégias metacognitivas ferramentarão o indivíduo a superar as dificuldades apresentadas como limitadora do distúrbio, visto que é uma condição sem cura, porém superável.
DIS 3 - DISfasia
O que é? É uma perturbação da linguagem que se caracteriza pela dificuldade de falar, bem como para compreender um discurso falado.
Características/ Condutas: Apresenta-se por dificuldade em expressar-se e em armazenar informações. Não é causada por um déficit intelectual ou sensorial e nem por um distúrbio de comportamento, visto que é relacionada com lesão cortical.
Disfasia receptiva: a compreensão da linguagem é alterada. Geralmente isso vem junto de um distúrbio fonológico e leva ao desenvolvimento limitado da expressão. A fala é incoerente e repetitiva, como um vocabulário pobre.
Disfasia expressiva: A programação e realização das palavras são alteradas. A pessoa com disfasia tem dificuldade em encontrar as palavras e, muitas vezes, utiliza palavras de preenchimento. Escrever também é uma tarefa difícil.
Disfasia de sintaxe (ou de condução): A criança tem problemas para estruturar suas frases. Ela fala de forma telegráfica, com frases curtas ou palavras isoladas.
Disfasia fonológica-sintática: reúne distúrbios fonológicos e sintáticos.
Disfasia léxico-sintática: na qual o vocabulário é extremamente reduzido.
Disfasia semântico-progmática: problemas de formulação.
Disfasia receptiva ou agnosia auditivo-verbal: o indivíduo apresenta dificuldades em relacionar o som a um objeto ou lugar.
Disfasia fonológica: a compreensão é ruim.
A Disfasia pode aparecer relacionada com outros sintomas:
Agrafia - Incapacidade para escrever.
Acalculia - Perda das habilidades matemáticas anteriormente adquiridas.
Alexia - Impossibilidade de leitura.
Desorientação direita-esquerda - Dificuldade em discernir os lados do corpo.
A Disfasia pode aparecer relacionada com outros sintomas:
Agrafia - Incapacidade para escrever.
Acalculia - Perda das habilidades matemáticas anteriormente adquiridas.
Alexia - Impossibilidade de leitura.
Desorientação direita-esquerda - Dificuldade em discernir os lados do corpo.
Acompanhamento: Fonoterapia
DIS 4 - DISfemia
O que é? Distúrbio que provoca perturbações intermitentes na fala (emissão) genética.
Características/ Condutas: Normalmente, as características manifestam-se entre os 2 e 5 anos de idade. Dificuldade para se expressar sem repetir algumas sílabas diversas vezes, tornando-se mais severa em momentos de nervosismo. Gaguejar.
Acompanhamento: É comum que até os 5 anos os sintomas desapareçam, caso contrário a disfemia pode ter relação com alterações cerebrais, ultrapassando os limites de atuação de um profissional da fonoaudiologia, que atinge as expectativas em outros casos.
DIS 5 - DISfluência
O que é? Incapacidade de falar frases concisas, manter ritmo ou harmonia, ainda que seja uma língua dominante.
Características/ Condutas: Gaguejar, repetições, alongamento, apagamentos, inserções, pausas preenchidas, substituições, truncações, pausas silenciosas atípicas, erros morfossintáticos, entre outros.
Acompanhamento: Um profissional da fonoaudiologia, juntamente, com o psicólogo (a) visto que não é incomum as características terem origem afetiva.
DIS 6 - DISgnosia
O que é? Refere-se ao reconhecimento consciente do corpo e do mundo exterior através de nossos sentidos. A disgnosia é a dificuldade ou alteração na percepção das coisas e sua interpretação.
As gnosias são as funções corticais ligadas ao conhecimento. Considerando percepção e gnosia como etapas de elaboração do mesmo processo, podemos dizer que na primeira etapa se identificam as características dos objetos, do espaço, do espaço-tempo, e na segunda etapa se chaga à conceitualização e, portanto, ao verdadeiro conhecimento e reconhecimento. denominam-se disgnosias as alterações das gnosias no indivíduo, evitando o uso do termo agnosia, que se refere à perda da função.
Características/ Condutas:
Conforme a modalidade sensorial afetada há:
Disgnosia tátil-cinestésica ou somestésica - disgnosia tátil é a dificuldade ou alteração na integração da percepção tátil.
Disgnosia auditiva - ocorre devido a uma dificuldade ou a um atraso na aquisição da gnosia. A dificuldade pode ocorrer em nível discriminativo ou semântico. Disgnosia auditiva pode se relacionar com dificuldades na linguagem e na aprendizagem. As alterações na discriminação dos sons originam Dislalia. Gnosia auditiva é a incapacidade de reconhecer sons não-verbais, e inclui a percepção auditiva, a memória auditiva e auditiva sequencial, o grau de inteligibilidade da palavra e a compreensão da frase. Agnosia auditiva se refere à perda da capacidade de reconhecer sons não-verbais, decorrente de uma lesão cerebral.
Disgnosia visual - é a alteração gnósica provocada por uma disfunção ou um atraso na aquisição, assim o indivíduo tem dificuldade em reconhecer objetos que vê, na ausência de lesão via visual. Gnosia visual é a capacidade de discriminar, identificar e reconhecer objetos, fisionomias e suas representações espaciais por meio da visão e a Agnosia se refere à perda da capacidade de discriminar, identificar e reconhecer objetos pela visão, na ausência de alterações visuais mentais.
Disgnosia espacial - é o atraso na aquisição da noção de espaço. A noção de espaço se refere à orientação do corpo espaço e em relação às coisas e pessaos que o rodeiam. Subdividem em: Visoespaciais, Somatoespaciais, Temporoespaciais e espaciais.
Dissomatognosia - a somatognosia é uma gnosia complexa em que é necessária a integração das sensibilidades, do movimento, da afetividade e da inteligência. A perda da capacidade de reconhecer o esquema corporal chamas-e assomatognosia. No sujeito, ocorre retardo ou dificuldade na integração dos esquemas corporal, usando-se o termo dissomatognosia.
Astereognosia: é a incapacidade de reconhecer os objetos pelo tato, sendo que as sensibilidades são dentro do esperado.
Acompanhamento: Com acompanhamento adequado as características diminuem reforçado pelo desenvolvimento do indivíduo, chegando a uma melhora parcial.
DIS 7 - DISgrafia
O que é? É um transtorno caracterizado pela dificuldade que o indivíduo apresenta com a fluência da escrita em diversos aspectos. Está relacionada com a alteração motora fina (alteração visuo-motora). Popularmente, conhecido como letra feia ou "garranchos"
Características/ Condutas: Letra ilegível; Lentidão ao escrever; Escrita desorganizada; Traços irregulares. Pode ainda ser percebido com a força aplicada (muita ou pouca) ao escrever à forma inapropriada de juntar as palavras "escrevendotodasjuntas" (Aglutinação). Este transtorno não está relacionado com o desenvolvimento intelectual do sujeito, ou seja, na demais áreas de desenvolvimento/conhecimento a evolução corre dentro do esperado.
Acompanhamento: Exercícios grafomotores, Caligrafia, reorientação no posicionamento de escrita, utilização de riscantes variados.

DIS 8 - DISlalia
O que é? Dificuldade na articulação e elucidação das palavras.
Características/ Condutas: Em muitos casos, o indivíduo troca alguns fonemas semelhantes; omite ou acrescenta palavras causando uma distorção na construção da frase.
Pode ser divida em 4 subgrupos:
Evolutiva - considerada comum em crianças e corrigida gradativamente durante o desenvolvimento.
Funcional - quando ocorre a substituição ou eliminação das letras durante a fala e/ou distorção do som.
Audiógena - acontece em indivíduo com deficiência auditiva, pois não consegue imitar os sons/ fonemas.
Orgânica - ocorre em casos de lesão no encéfalo, o que impossibilita a pronuncia correta, ou quando há alteração na boca.
Acompanhamento: Cada tipo de Dislalia exige um acompanhamento diferente. De forma geral, uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar formados em psicopedagogia, fonoaudiologia e psicologia para estimular o desenvolver algumas competências como a sensação e a capacidade de sentir os sons; percepção, ou seja, a aptidão para reconhecer o som; e a elaboração, que é a capacidade de reflexão sobre os sons percebido, fortalecer a autoconfiança, bom relacionamento e proporcionar crescimento pessoal.
DIS 9 - DISlexia
O que é? Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica.
Essa definições são adotadas pela IDA - International Dyslexia Association, 2002; e pelo NICHD - National Institute of Child Health and Human Development.
Essa definições são adotadas pela IDA - International Dyslexia Association, 2002; e pelo NICHD - National Institute of Child Health and Human Development.
Características/ Condutas: Dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração, são características, entre outras. Essas dificuldade normalmente, mas não exclusivamente, resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperados em relação à idade e outras habilidades cognitivas.
Outros sinais, por "idade escolar", que podem indicar Dislexia:
Na educação infantil: Falar tardiamente; Dificuldade para pronunciar alguns fonemas; demorar para incorporar palavras novas ao seu vocabulário; Dificuldade para rimar; Dificuldade para aprender cores, formas, números e escrita do nome; Dificuldade para seguir ordens e seguir rotinas; Dificuldade para habilidade motora fina; Dificuldade de contar ou recontar história na sequência certa; Dificuldade para lembrar nomes e símbolo.
Na classe de alfabetização: Dificuldade em aprender o alfabeto; Dificuldade no planejamento motor de letras e números; Dificuldade para separa e sequenciar sons (ex: u - v - a); Dificuldade com rimas (habilidades auditivas); Dificuldade em discriminar fonemas homorgânicos (p/b; t/d; f/v; k/g; x/j; s/z); Dificuldade para aprender a ler, escrever e soletrar; Dificuldade em orientação temporal; Dificuldade em orientação espacial; Dificuldade na execução da letra cursiva; Dificuldade na preensão do lápis; Dificuldade de copiar do quadro.
Durante o Ensino Fundamental I e II: Nível de leitura abaixo do esperado para a sua série; Dificuldade na sequência de letras em palavras; Dificuldade em soletração de palavras; Não gostar de ler em voz alta diante da turma; Dificuldade com enunciado de problemas matemáticos; Dificuldade na expressão através da escrita; Dificuldade na elaboração de textos escritos; Dificuldade na organização da escrita; Podem ter dificuldade na compreensão de textos; Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas; Dificuldade na compreensão de piadas, provérbios e gírias; Presença de omissões, trocas e aglutinações de grafemas; Dificuldade de planejar e organizar tarefas no que diz respeito ao tempo; Dificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro do tempo; Dificuldade na compreensão da linguagem não verbal; Dificuldade em memorizar a tabuada; Dificuldade com figuras geométricas; Dificuldade com mapas, dicionários, listas telefônicas.
No Ensino Médio: Leitura vagarosa e com muitos erros; Permanência da dificuldade em soletrar palavras complexas; Dificuldade em planejar e fazer redação; Dificuldade para reproduzir histórias; Dificuldade nas habilidade de memória; Dificuldade de entender conceitos abstratos; Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes; Vocabulário empobrecido; Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade.
Quando adulto: Permanência da dificuldade em escrever em letra cursiva; Dificuldade em planejamento e organização; Dificuldade com horários (adiantem-se, atrasam-se ou esquecem); Falta do hábito de leitura; Normalmente, tem talentos especiais (engenheiros, arquitetos, artistas)
De forma geral: A emissão oral é, comparativamente, muito melhor à escrita; Atenção limitada e dificuldade em manter-se na tarefa.
A Dislexia pode se apresentar de três formas principais:
Dislexia visual: dificuldade em diferenciar os lados direito e esquerdo, erros na leitura devido à má visualização das palavras.
Dislexia auditiva: ocorre devido a carência de percepção dos sons, o que também acarreta dificuldades com a fala.
Dislexia mista: é a união de dois ou mais tipos de dislexia. Por exemplo: a visual e auditiva juntas.
Acompanhamento: Uma equipe multidisciplinar com profissional de psicopedagogia é recomendada, visando a superação das dificuldades apresentadas, capacitando com ferramentas e estratégias, desenvolvendo as habilidades básicas necessárias para um aprendizado efetivo através de um programa de reabilitação, bem como orientação da família e escola. É de responsabilidade escolar ajustar os métodos de ensino de forma a corresponder às necessidade da pessoa. Dois métodos de alfabetização são sugeridos:
Multissensorial: Indicado para pessoas que já possuam histórico de fracasso escolar.
Fônico: Indicado para pessoas iniciantes à alfabetização.

DIS 10 - DISortografia
O que é? É definida como um conjunto de erros na escrita que afetam a palavra, ainda que seja perfeitamente possível compreender os traços ou a grafia. Refere-se a alterações nas regras da gramática, ou seja, muitos erros ortográficos.
Características/ Condutas: Substituição se letras com grafia semelhantes (b - d); (p - q); (M - W); Utilizar "n" no lugar de "m" antecedendo as letras "p" ou "b"; Hipo ou Hipersegmentação ("escrevertudojunto" "o qu e é par a escr eve r se pa dad o" e v"; Omitir, acrescentar ou inverter letras; confusão de sílabas; Dificuldades em perceber as sinalizações gráficas: acentuação, pontuação,
recuo dos parágrafos.
Acompanhamento: Voltado para estimular a percepção auditiva, visual e memorização.
DIS 11 - DISpraxia
O que é? Caracteriza-se como uma disfunção neurológica que atua nas ações do cérebro, no que diz respeito à coordenação comandada pelo cérebro. As partes afetadas são aquelas que se referem aos aspectos motores, verbal e espacial. Conhecida, pejorativamente como "´síndrome do desastrado" é inegável que isso causa impacto na vida do sujeito, bem como nos familiares.
Características/ Condutas: Problemas em executar movimentos voluntários; Coordenação motora que mostra desalinhamento; Dificuldade em ações como escrever, desenhar, traçar uma reta; Problemas com a orientação espacial; Dificuldade para organizar seu pensamento; Dificuldade na fala, porém não é regra; Coordenação motoras e finas prejudicadas quando necessárias para alguma tarefa; Lentidão em algumas atividades que exigem coordenação motora; Determinados sinais: dificuldades para vestir uma roupa, ficar sentado, pular.
Acompanhamento: Um médico pediatra deve sugerir uma equipe de profissionais para realizar a intervenção personalizada: terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia e psicopedagogia são áreas que tem muito a acrescentar para amenizar as características apresentada por quem tem dispraxia visando a melhora na qualidade de vida no dia a dia.
Características/ Condutas: Problemas em executar movimentos voluntários; Coordenação motora que mostra desalinhamento; Dificuldade em ações como escrever, desenhar, traçar uma reta; Problemas com a orientação espacial; Dificuldade para organizar seu pensamento; Dificuldade na fala, porém não é regra; Coordenação motoras e finas prejudicadas quando necessárias para alguma tarefa; Lentidão em algumas atividades que exigem coordenação motora; Determinados sinais: dificuldades para vestir uma roupa, ficar sentado, pular.
Acompanhamento: Um médico pediatra deve sugerir uma equipe de profissionais para realizar a intervenção personalizada: terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, pedagogia e psicopedagogia são áreas que tem muito a acrescentar para amenizar as características apresentada por quem tem dispraxia visando a melhora na qualidade de vida no dia a dia.
DIS 12 - DIStimia
O que é? É uma palavra que vem do grego e significa mau humor. Conhecida como transtorno depressivo persistente é uma subtipo crônico da depressão.
Características/ Condutas: Caracterizado por um mau humor contínuo, irritadiço, de personalidade complicada. Sintomas depressivos de intensidade moderada e duração mais longa são identificados. É, frequentemente, confundida com traços negativos de personalidade, acarretando em falta de cuido/ atendimento/tratamento.
Acompanhamento: Psicoterapia podem levar o sujeito a aprender novas possibilidades de estabelecer relações. Por vezes será necessário a combinação de medicamento.
É de suma importância dizer que em casos dos transtornos/distúrbios serem consequências de uma lesão cerebral, a plasticidade do cérebro é capaz de re-desenvolver tal habilidade com outras partes incomuns àquela originalmente, para tanto é necessário um novo aprendizado, acompanhamento.
* SINTOMAS: Compreendo cada um dos DIS citados como "sintoma", mas não como causa.
Referências:
GOMES, Renato. Distúrbios de aprendizagem
http://www.gentside.com.br/disfasia/disfasia-o-que-e-sintomas-e-tratamento_art5560.html
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/disartria
https://www.naturalcura.com.br/disartria/
https://www.omeubebe.com/doencas/doencas-criancas/disfasia-criancas
http://www.neurotopicos.com.br/disgnosia/
https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-distimia-sintomas-tratamento-medicamentos-tem-cura/#o-que-e
http://www.neurologia.ufsc.br/artigos-cientificos/disfasias/
https://blog.cristianeromano.com.br/diferencas-entre-gagueira-disfemia-e-disfluencia/
http://www.centropsicopedagogicoapoio.com.br/o-que-e-dislalia/
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/distimia-3/
http://www.dislexia.org.br/o-que-e-dislexia/
http://www.andislexia.org.br/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dislexia
https://blog.cristianeromano.com.br/diferencas-entre-gagueira-disfemia-e-disfluencia/
http://www.centropsicopedagogicoapoio.com.br/o-que-e-dislalia/
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/distimia-3/
http://www.dislexia.org.br/o-que-e-dislexia/
http://www.andislexia.org.br/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dislexia
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