sexta-feira, 13 de abril de 2018

Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil Parte IV: 18 a 24 meses


Para Pais, professores, educadores e interessados...


Com 18 meses as crianças já não são mais bebezinhos. Elas executam movimentos mais complexos e coordenados, se deslocam com certa facilidade e suas capacidades intelectuais lhes permitem comunicar sentimentos e desejos por meio da linguagem - gestos, expressões faciais e palavras.

Como é o desenvolvimento das crianças dos 18 aos 24 meses? O que a neurociência nos fala sobre esse período?


Por meio de Quadros Facilitadores, organizados a partir da Linguagem, Movimentos (coordenação motora global e fina), Subjetivação (emoção e relação) e Cognição, aborda-se a jornada de desenvolvimento das crianças de 18 a 24 meses. Apesar da subdivisão, não podemos perder de vista a certeza de que funcionamos como unidade. Assim, todas as áreas de desenvolvimento (social, emocional, intelectual/cognitiva, linguagem e motora) estão conectadas. Cada uma depende e influencia a outra, ou seja, há de observar o desenvolvimento de forma holística e não fragmentada.


Em meio a tantas habilidades e capacidades, é importante lembrar que as relações são a argamassa que conecta as crianças ao mundo e, em contextos tão singulares, cada uma tem seu próprio ritmo e maneira de colocar-se no mundo.


subjetivacao-18-a-24-meses-1

subjetivacao-18-a-24-meses-2

subjetivacao-18-a-24-meses-3

tabela-motricidade-global-18-a-24-meses

tabela-motricidade-fina-18-a-24-meses-1

tabela-motricidade-fina-18-a-24-meses-2

tabela-linguagem-18-a-24-meses-1

tabela-linguagem-18-a-24-meses-2

tabela-linguagem-18-a-24-meses-3

tabela-cognicao-e-aprendizagem-18-a-24-meses-1

tabela-cognicao-e-aprendizagem-18-a-24-meses-2

tabela-cognicao-e-aprendizagem-18-a-24-meses-3


http://www.tempodecreche.com.br/relacao/neurociencia-aprendizagem-e-desenvolvimento-infantil-18-a-24-meses-2/

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil Parte III: 12 a 18 meses


Para pais, professores, educadores e interessados...

Os bebês são pesquisadores. Nascem com a curiosidade e a iniciativa para descobrir o mundo que os cerca. Eles parecem particularmente interessados nas propriedades físicas dos objetos, testando-os com todos os seus sentidos. O que acontece de 12 a 18 meses?

Os bebês também mergulham nos mistérios do próprio corpo. Engajam-se em desafios complicados e, numa insistência brincante, vencem obstáculos e adquirem novas habilidade a cada dia.

Por volta de 12 meses, estão percorrendo a jornada da fala. Ouvem quem conversa com eles e criam combinações de sons buscando serem compreendidos. Em nenhuma fase da vida do ser humano a atividade cerebral é tão intensa! Pais, familiares e professores ou/ e cuidadores desses pequenos e incríveis seres humanos têm o privilégio de presenciar conquistas geniais.


Segue a aprendizagem e desenvolvimento infantil abordando a fase de 12 e 18 meses.






Bebês 12 a 18 meses movimento 1

Bebês 12 a 18 meses movimento 2

Bebês 12 a 18 meses linguagem 1

Bebês 12 a 18 meses linguagem 2

Bebês 12 a 18 meses linguagem 3

Bebês 12 a 18 meses cognição 1

Bebês 12 a 18 meses cognição 3

Bebês 12 a 18 meses cognição 2

Bebês 12 a 18 meses subjetivação 1

Bebes 12 a 18 meses -Subjetivação 2

http://www.tempodecreche.com.br/espaco-de-coordenar/neurociencia-aprendizagem-e-desenvolvimento-infantil-12-a-18-meses/

sábado, 6 de janeiro de 2018

Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil Parte II: 6 a 12 meses

Para pais, professores, educadores e interessados...

Os bebês são sensíveis às emoções e desde muito cedo são capazes de se expressar...
Os bebês aprendem, essencialmente, imitando os adultos e crianças com as quais convivem.
Os bebês praticam seus aprendizados testando e repetindo as ações e movimento muitas vezes.
Como o pais, professores podem ensinar os bebês e crianças pequenas a partir dessa informação?
Segue a aprendizagem e desenvolvimento infantil abordando a fase de 6 a 12 meses.

Quadro Facilitador Neurociencia desenvolvimento infantil

À medida que o bebê cresce e desenvolve a sua musculatura, exercita seus movimentos, vai ganhando controle sobre o próprio corpo, passando de gestos bruscos, "meio estabanados" a movimentos refinados, controlados e com intenção determinada.


 Os bebês não são compartimentos, recortados ou montados. Assim, as grandes áreas do desenvolvimentos infantil delimitadas no Quadros Facilitadores interligam-se, influenciam-se, influenciam-se e funcionam simultaneamente.

O que precisamos saber para ampliar as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem?

Neurociência bebês 6 a 12 meses movimento 1

Neurociencia bebes 6 a 12 meses movimento 2

Quadro Facilitador Neurociencia 6 a 12 meses 2

Quadro Facilitador Neurociencia 6 a 12 meses 4

Quadro Facilitador Neurociencia 6 a 12 meses 7

Quadro Facilitador Neurociencia 6 a 12 meses 6

Quadro Facilitador Neurociencia 6 a 12 meses 5

http://www.tempodecreche.com.br/espaco-de-coordenar/neurociencia-aprendizagem-e-desenvolvimento-infantil-6-a-12-meses/








quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Neurociência, aprendizagem e desenvolvimento infantil Parte I: 2 a 6 meses

Para pais, professores, educadores e interessados...

O ser humano aprende somente aquilo que lhe parece útil, prazeroso e que faça algum sentido para ele.
Como o professor pode ensinar os bebês e crianças pequenas a partir dessa informação?
Segue aqui uma série de informações fundamentais e organizadas para que os todos tenha sempre à mão os pontos mais significativos do desenvolvimento nervoso e dicas para observar, pensar e repensar a prática pessoal e profissional.

O conhecimento do funcionamento e das estruturas do sistema nervoso avança a cada dia. A área responsável por este estudo é a Neurociência. Aliar suas descobertas à nossa experiência em  PsicoPedagogia, Psicologia e Pedagogia e à valorização da história e da cultura de cada criança, enriquece a atuação e favorece o planejamento de uma ambiente efetivamente educador.

Com quais culturas estamos lidando?
Qual a história de cada pequeno?
Como funciona o sistema responsável pelas aprendizagens que cada criança fará do mundo?
O que saber, observar e quais as estratégias para trabalhar com o incrível desenvolvimento do cérebro humano?


As publicações apontarão as mais significativas peculiaridades de cada fase do desenvolvimento nervoso, sensorial, motor, da linguagem, da cognição, aprendizagem e da subjetivação (relação e subjetividade):


Quadro Facilitador Neurociencia desenvolvimento infantil
Quadro Facilitador para Bebês de 2 a 6 meses.

Captura de Tela 2016-04-30 às 09.53.40
Captura de Tela 2016-04-30 às 09.57.01
Quadro Facilitador Tato e Movimento 1
Quadro Facilitador Tato e Movimento 2
Quadro Facilitador Tato e Movimento 3
Quadro Facilitador Linguagem e Aprendizagem 1
Quadro Facilitador Linguagem e Aprendizagem 2
http://www.tempodecreche.com.br/espaco-de-coordenar/neurociencia-aprendizagem-e-desenvolvimento-infantil/

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O Mundo Pré-operatório de Laurinha


Uma das grandes dificuldades na pós foi encontrar uma produção de Vera Regina Passos Bosse: "O MUNDO PRÉ-OPERATÓRIO DE LAURINHA: CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O ESTÁGIO DE PENSAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO".



Minha Laurinha é ruiva, fiz o exercício de imaginá-la:
*
*

 *

* Imagens retiradas da internet, meramente ilustrativa, pois a autora cita apenas a idade de Laurinha.